sábado, 17 de maio de 2008

Jornalistas e o jornalismo

Quando se é um estudante de jornalismo apaixonado por essa profissão, não existe nada melhor do que o contato com profissionais - formados ou não – atuantes na área. Ontem, na aula, o professor levou dois jornalistas: Um por “tempo de serviço” e uma por formação; O Ailton Cruz e a Layra Santa Rosa.


Ele está se formando e trabalha há quatro anos no O Jornal, um dos maiores jornais impressos do Estado e tem 32 anos de profissão.


Ela é formada há dois anos e está no mesmo veículo desde a faculdade, aonde começou como estagiária. Ela ainda trabalha um turno no site Alagoas Agora, do mesmo dono do O Jornal.
Os dois falaram sobre limitações no trabalho, desafios, censura branca e aprendizado. Ressaltaram também a importância do trabalho em equipe e da determinação em fazer cada matéria. Foi realmente proveitoso.


O Ailton ainda contou “causos” que aconteceram com ele. Fotógrafos sempre os têm. Cada foto tem sua história, suas coisas engraçadas e seus momentos de aperto. Com a Layra, as coisas não são tão diferentes. Ela também já tem poucas e boas pra contar.


É isso o que me fascina no jornalismo. O sair de casa sem saber o que vai encontrar. O voltar pra casa com uma história nova, um caso interessante, uma situação engraçada.

Um comentário:

Ailton Cruz Repórter fotográfico - 1241Mte/AL - birrada@gmail.com disse...

Arthur, fico agradeccido em você ter dado uma olhada no meu blob, e argumentando no que foi passado em sala de aula um pouco de nossa experiência. O Brasil precisa de gente como você. Ser aluno, não é só ficar conversando com o amigo de lado, e sim, fazer isso que você o fez.
Valeu mesmo, ficamos agradecidos,
Abraços,
Ailton Cruz e Layra Santa Rosa