terça-feira, 21 de abril de 2009

TRAJETO/ÔNIBUS/MERCADO

Essa foi uma matéria que me surpreendeu. Tinha tudo pra ser um assunto chato, desgastado. Saí da redação com a idéia de que seria no estilo 'off, passagem, sonora, off, sonora', mas, chegando lá, encontramos um terminal vazio. Por lá, apenas moscas, alguns desabrigados e passageiros desavisados furiosos, querendo pegar um ônibus pra voltar pra casa ou ir à praia (feriadão!). E, gente com raiva, sabe como é: Solta a boca a meter o pau na segurança. Ficou jóia. Gostei.

CABEÇA: A AÇÃO DE BANDIDOS E A FALTA DE AÇÃO DA POLÍCIA AFASTARAM OS ÔNIBUS DO TERMINAL RODOVIÁRIO DO MERCADO DA PRODUÇÃO. OS MOTORISTAS DIZEM QUE SOFREM AMEAÇAS DOS CRIMINOSOS. ENQUANTO ISSO, OS PASSAGEIROS TÊM QUE ANDAR MAIS DE UM QUILÔMETRO PRA CONSEGUIR UM TRANSPORTE.

OFF 1 : É ASSIM QUE ESTÁ O TERMINAL DE ÔNIBUS DO MERCADO DA PRODUÇÃO: VAZIO. OS ASSALTOS FREQUENTES AFASTARAM OS OS VEÍCULOS DAQUI. OS PASSAGEIROS DENUNCIAM A FALTA DE POLICIAMENTO.

SONORA COM ELIAS SILVA - MOTORISTA: "NÃO EXISTE ÔNIBUS, NÃO EXISTE SEGURANÇA, NÃO EXISTE É NADA. SÓ OS VAGABUNDOS QUE DOMINAM"

SONORA COM EDILEUZA MACÁRIO - DONA DE CASA: "UMA VEZ, O RAPAZ IA METER A MÃO NA MINHA BOLSA. SE EU NÃO PUXO PRA FRENTE, ELE TINHA LEVADO DINHEIRO, TINHA LEVADO TUDO"

PASSAGEM:

SEGUNDO OS MORADORES, DESDE DOMINGO NÃO APARECEM MAIS ÔNIBUS POR AQUI. SÓ HOJE O POLICIAMENTO FOI REFORÇADO, MAS AGORA É TARDE. QUEM PRECISA DE TRANSPORTE TEM QUE ANDAR CERCA DE UM QUILÔMETRO ATÉ A PRAÇA DA FACULDADE.

OFF 2 :

É O QUE VAI ACONTECER COM DONA CÍCERA. ELA VEIO FAZER COMPRAS E NÃO SABIA QUE TERIA DE ANDAR TUDO ISSO.

SONORA COM CÍCERA PEREIRA - EMPREGADA DOMÉSTICA: "AI SENHOR... EU TENHO QUE IR PRA LÁ. NA RUA NÃO POSSO FICAR, TAXI NÃO POSSO PAGAR PORQUE É MUITO LONGE, AÍ FICA MUITO CARO. CHEIA DE SACOLA E COM A COLUNA DOENDO"

OFF 3:

SITUAÇÃO PARECIDA COM A DE EDJAN. OLHA SÓ QUANTA COISA ELE COMPROU... AGORA, VAI TER QUE GASTAR MAIS PRA IR PRA CASA E NÃO GOSTOU NADA DISSO.

SONORA COM EDJAN LIMA - COMERCIANTE: "TEM QUE CARREGAR. PAGAR NOVAMENTE PRA PODER CHEGAR ATÉ LÁ. OS CIDADÃOS É QUE TÊM QUE PAGAR. ENQUANTO A CRIMINALIDADE TÁ ROLANDO AÍ NA CIDADE, NÓS FICAMOS ASSIM, ENTREGUE ÀS BARATAS"

OFF 4 :

NÃO FOI DIFÍCIL ENCONTRAR MUITA GENTE NO TERMINAL DA PRAÇA DA FACULDADE. DIFÍCIL MESMO FOI CONSEGUIR FALAR COM OS MOTORISTAS DE ÔNIBUS. ELES NÃO QUEREM SE IDENTIFICAR, COM MEDO DA AÇÃO DOS BANDIDOS.

SONORA COM MOTORISTA DE ÔNIBUS: "ELES FALARAM QUE A GENTE NÃO PODE BATER LÁ. SE A GENTE CHEGAR LÁ, VAI TER PROBLEMA"

OFF 5:

O PRIMEIRO BATALHÃO, RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA DA ÁREA, DIZ QUE NÃO HÁ COMO PREVER A AÇÃO DOS BANDIDOS, MAS QUE, AGORA, O POLICIAMENTO SERÁ REFORÇADO.

SONORA COM TENENTE URIEL DELGADO - 1º BPM: "SITUAÇÕES PONTUAIS NÃO PODEM SER PREVISTAS. VAI SER INTENSIFICADO O POLICIAMENTO COM RELAÇÃO À QUESTÃO DAS VIATURAS, E FEITO O LEVANTAMENTO À BUSCA DE SABER QUEM FOI QUE EXECUTOU ESSE TIPO DE AÇÃO E COMO COIBIR DA MELHOR FORMA"

Um comentário:

@oagra disse...

pra ser sincero deu preguiça de ler tudo, afinal são 00:18 e eu to com sono. só parei pra comentar mesmo e dizer que to adicionado o senhor naquela partezinha de 'favoritos'... acho q é isso! hauhdushudhasuda.. :P