quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Monstros fardados

A tv Gazeta mostrou ontem o vídeo que flagrava um espancamento feito por agressores fardados policiais a um travesti, durante uma parada gay em um município do interior do Estado. Quanta truculência!

As cenas não são apenas chocantes. Elas causam revolta. O travesti é carregado como um porco, um bicho morto, por dois policiais. Um o suspende pelas calças, enquanto outro puxa pelo cabelo. E não para por aí. Eles jogam o homem no chão e, neste momento, um terceiro policial o arrasta por uma das pernas. Que demontração barata de poder. Que abuso de poder!

Cenas como aquela me fazem temer mais os policiais do que os bandidos. Ou os policiais bandidos.

O mais revoltante da matéria é a sonora do sub-comandante do batalhão de Penedo. "Em parte, um excesso pela polícia militar". Em parte, oh, Deus!? Ele continua, dizendo que "aquilo que a gente vê não é aquilo que aconteceu alí" e diz ainda que os policiais foram agredidos verbalmente - verbalmente! - pelo travesti. Por isso, o show de barbaridades contra o homem que, vejam só, ainda foi apontado por agressão, por chutar os policiais ao tentar se defender. E, pra finalizar, ainda diz que será aberta uma sindicância para apurar o caso.

- Durante essa sindicância eles vão responder livres, ainda trabalhando, ou serão afastados? - perguntou o repórter.
- Eles vão responder trabalhando - respondeu o sub comandante.

Coisa feia! Precisamos de uma polícia mais humana. Afinal, é gente tratando com gente. Não se impõe respeito e admiração com atitudes como esta. Lembro que, uma vez, liguei na corregedoria pra falar justamente sobre esses casos de abusos de autoridades policiais. Na ocasião, a pessoa que me atendeu disse que havia mais de 10.000 ocorrências deste tipo sendo apuradas. Dez mil.

Há umas duas semanas mesmo, uma mulher procurou a tv pra falar sobre um espancamento que ela sofreu de um policial dentro de casa, na frente dos filhos. E ainda foi presa.

São monstros armados, sem preparação para tratar com gente. São monstros.

A matéria do Thiago Correia - excelente repórter! - está nesse link, ó: http://gazetaweb.globo.com/v2/videos/video.php?c=4917

Um comentário:

Patricia disse...

O engraçado (senão, irônico) de tudo é que estas pessoas deviam nos trazer tranqulidade, segurança, afinal, o sentido de existir a polícia é justamente constituir um contra-movimento à criminalidade, à falta de escrúpulos, aos atos desumanos... E veja só, eles próprios são precisamente ISSO. Tsc tsc tsc...
(eu quero a foto do cachorro, dos lápis coloridos, e mais um monte, vou te mostrar depois as fotos e cê me manda! por email?)