quarta-feira, 24 de março de 2010

Nós, os editores

Muita gente acha que trabalhar em televisão é ser repórter ou apresentador. O que a maioria ignora é que existe um batalhão de gente atrás das câmeras, dando duro, suando a camisa - alguns no sentido literal da palavra - para que o repórter ou o apresentador apareça lindo e maravilhoso na televisão da sua casa. O que chega a ser um pouco frustrante. Veja como costumam ser meus diálogos com quem não entende da área:

- Ah, você trabalha na TV? Que legaal!!! E faz o que lá? É repórter? - me perguntam.

- Na verdade, não... eu sou editor de texto. - respondo, esperando um 'e o que é que esse bicho faz?'

- ... Aahhn.... tá. Passa o sal, por favor?

É. É sempre assim. Ontem, indo para o trabalho, dei carona a um primo que não entende nada de jornalismo ou televisão. Tive um pouco de trabalho em faze-lo entender que o repórter sai da emissora com duas pautas feitas pelo produtor e, no intervalo entre uma e outra, ele tem que voltar e escrever o texto, grava-lo (o que chamamos de off), para que eu pudesse editar, escrever 'o que o apresentador vai falar', para que, então, a matéria vá ao ar.

Para esclarecer um pouco, resolvi colocar aqui embaixo um exemplo do que eu faço no meu trabalho todos os dias. Isso já acontece depois que o produtor marca a pauta, o repórter cobre o evento, escreve - ou 'fecha' - o texto e traz para a edição finalizar.

Vejam o texto que a repórter gravou:

01 – Jéssica de Araújo tinha 18 anos e, como a maioria dos jovens nessa idade, era bastante comunicativa.

Sonora José de Souza Lima – tio da menina, dizendo que ela era uma menina doce, que todo mundo gostava, que falava com todo mundo.

02 – Jéssica foi morta com requintes de crueldade. O tio da menina conta que ela morava no sítio Lagoa Cavada, na Zona Rural de Arapiraca, e saiu de casa no último domingo para ir a um baile da sede social de um povoado vizinho.

Volta o tio da menina, contando como ela foi morta.

03 – José de Souza disse que o corpo da sobrinha foi encontrado com marcas de violência sexual, facadas e disparos de arma de fogo.

Volta o tio da menina, dizendo “Ela foi estuprada, levou golpes de facão e o policial disse que atiraram no ouvido dela também”

04 – Na manhã desta segunda, os alunos da escola Senador Rui Palmeira, onde Jéssica estudava, estavam chocados com o crime.

Sonora de uma colega de Jéssica. “Quando eu soube, fiquei assim... sem saber o que dizer”.

05 - Indignados com a violência que atinge a região, professores e alunos fizeram um protesto pelas ruas da cidade.

Sobe som do protesto

06 - Nos cartazes, o pedido de justiça e reivindicação para que as autoridades ligadas a segurança estabeleçam medidas de combate a violência.

Sonora da vice-diretora da escola, dizendo algo como ‘Hoje foi ela. Amanhã, será quem?’

Sonora de uma aluna, dizendo que as autoridades precisam tomar uma providência.

Agora, vejam o que fiz como editor da matéria. Primeiro dei uma lida no texto e me perguntei: "O que é o mais importante aqui?" Não há dúvida de que o grande fato é o efeito que assassinato brutal de uma jovem de 18 anos causou em colegas, familiares e professores. Para não deixar o telespectador perdido no meio da matéria, cortei alguns trechos do texto da repórter por julgar que ele estava desviando a atenção do que era o mais importante. Então, se não é interessante, neste caso, saber que a menina era comunicativa, ou morava na zona rural de Alagoas (vou falar um pouco sobre isso abaixo), o editor vai lá e corta. O texto foi ao ar dessa maneira:

01 - Jéssica de Araújo tinha18 anos e foi morta com requintes de crueldade.

Sonora José de Souza Lima – tio da menina. “Ela foi estuprada, levou golpes de facão e o policial disse que atiraram no ouvido dela também”.

02 - Na manhã desta segunda, os alunos da escola Senador Rui Palmeira, onde Jéssica estudava, estavam chocados com o crime.

Sonora sem gc. “Quando eu soube, fiquei assim... sem saber o que dizer”.

03 - Indignados com a violência que atinge a região, professores e alunos fizeram um protesto pelas ruas da cidade.

Sobe som do protesto

04 - Nos cartazes, o pedido de justiça e reivindicação para que as autoridades ligadas a segurança estabeleçam medidas de combate a violência.

Sonora da vice-diretora da escola, dizendo algo como ‘Hoje foi ela. Amanhã, será quem?’

Sonora de uma aluna, dizendo que as autoridades precisam tomar uma providência.

Viram? Bem menor! Eu disse acima que não era importante, na matéria saber que a menina morava na zona rural do Estado. Na verdade, esse dado só foi dispensável na matéria, visto que, em jornalismo, uma das principais informações que se tem que dar é o local onde o fato ocorreu. Não omiti este dado. Ele foi passado ao telespectador na cabeça da matéria, ou, como expliquei ao meu primo, 'aquele texto que o apresentador vai falar'. Ficou mais ou menos assim:

A morte de uma menina de dezoito anos no último fim de semana chocou a cidade de de Arapiraca. Hoje de manhã, alunos e professores da escola que ela estudava fizeram um protesto pelas ruas da cidade.


Então é basicamente isso. O editor é o cara que monta a matéria que chega da rua. Ele é uma peneira, que cruza informações, checa veracidade delas, arruma o texto do repórter da forma que ele possa ficar mais claro, objetivo, direto, informativo e interessante para quem está em casa assistindo. No fim de tudo, ele faz um resumo do que será exibido para que o apresentador fale a quem está em casa.

Um comentário:

Patricia disse...

Basicamente o editor manda PRO LIXO o que parece PROLIXO.