quinta-feira, 17 de abril de 2008

Secretaria de Saúde apresenta soluções para o combate à dengue

A prefeitura municipal de Maceió disponibilizou oito unidades de saúde só para receber pacientes com suspeita de dengue. Os postos funcionam das sete da manhã às dez da noite nas unidades Pan Salgadinho, Bebedouro, Dique Estrada e nas unidades de saúde da Pitanguinha, João Paulo Segundo, Ib Gatto Falcão, Benedito Bentes e Graciliano Ramos. Os postos servem para impedir a evolução e diagnosticar os casos e tipos de dengue, para que sejam tomadas providências de imediato.
Cada equipe dos centros é formada por um médico, um enfermeiro e dois auxiliares, que se revezam durante vinte e quatro horas, preparados para, além de tratar, conscientizar e alertar a população local aos riscos da doença e prevenções que devem ser tomadas para evitar a dengue.


PROCEDIMENTO
O paciente dá entrada na unidade e é atendido e medicado. Depois, fica em estado de observação, quando é feita uma coleta de sangue para estudo, sendo liberado, em média, duas horas e meia após ter sido atendido. Em casos mais graves, quando é preciso fazer hidratação, o tempo de observação é um pouco maior, mas não se faz necessária, normalmente, a internação do paciente. Na maioria das vezes ele é atendido, medicado e recebe alta, podendo voltar em seguida se os sintomas persistirem.


DISK - DENGUE
Existem planos de criação de uma ouvidoria, o Disk Dengue. Um serviço gratuito que a população pode usar tanto para denunciar focos de dengue na casa dos vizinhos ou na via pública quanto para queixas clínicas. Enquanto o serviço ainda não está disponível, a secretaria disponibilizou os números 3315.5457 e 3315.5455 para ouvir a população.

Todas essas ações servem para desafogar o hospital Helvio Alto, que estava sobrecarregado com casos de suspeita de dengue.


NOTA: Matéria escrita com base nas informações levantadas na entrevista do Secretário Municipal de Saúde ao programa Alagoas Na Hora

Nenhum comentário: