sexta-feira, 4 de abril de 2008

"UMAS LINHAS A MENOS, UMAS PUBLICIDADES A MAIS" - a nova receita de bolo

Texto elaborado na faculdade, para uma prova, respondendo à pergunta "existe liberdade de expressão?"


Dizer que a imprensa é livre é o mesmo que dizer que a justiça é cega. Sim, a liberdade de expressão é, de fato, um mito. Jornalisticamente falando, vivemos num mundo em que a sonhada "liberdade de imprensa" só fala mais baixo que a "liberdade de empresa".


A ideologia criada em torno do profissional que fala e escreve tudo o que vê e ouve é constatemente abafada pelos interesses pessoais, políticos, sociais e econômicos de seus patrões, esses sim, os que mandam na notícia.


O texto daquele jornalista neutro passa pelo crivo do editor, que certamente é o porta-voz do dono do veículo em questão.


É uma ditadura branca. Uma censura camuflada com textos, por vezes, totalmente deturpados em vista ao que saiu de seu criador. No lugar da já manjada receita de bolo da época da ditadura, umas linhas a menos umas publicidades a mais e lá está o jornal do dia: Diagramado, "redondinho", nas bancas. Exatamente como manda o figurino. E das bancas, direto ao leitor.


Leitor esse que se ilude, coitado, achando que consome o jornalismo constituído da verdade limpa, nua e crua, quando, na verdade, senta-se à mesa com o caderno diário enxarcado da visão política que eles, os "que mandam na notícia" querem que a população adote.

2 comentários:

Luminosidade. disse...

muito bom!

Técia.Alves disse...

Arrasou, como sempre Turo! Vai um 10 aí?! huahauhaua... =]

bjo!